sexta-feira, 28 de março de 2008

Modelagem de Processos com BPMN

Competir, vencer, satisfazer os clientes e trazer lucratividade significa para uma organização nos dias de hoje, gerenciar bem os processos de negócio. Inicie por uma modelagem dos processos intuitiva, precisa e rica em detalhes.

Este artigo é o primeiro de uma série que tem como objetivo introduzir a Business Process Modeling Notation. Esta notação permite diminuir as distâncias entre o mapeamento dos processos nas áreas de negócio e a adaptação técnica destes processos na TI, criando assim, um "idioma comum" de entendimento dos requisitos alinhados com os objetivos do negócio.

O que é BPMN?

A Business Process Modeling Notation (BPMN) está se consolidando como o mais importante padrão de notação gráfica aberta para desenhar e modelar processos de negócios. Com ela é possível modelar os processos de negócio capturando e documentando modelos atuais (AS-IS) em diagramas de fácil entendimento, projetar e descrever modelos ideais (TO-BE), estender detalhes técnicos, monitorar e mensurar o negócio com indicadores de desempenho baseados nas atividades dos fluxos de processos automatizados.

O objetivo do desenho é ser de entendimento rápido por todos os usuários de negócio, para que permita aos analistas criarem seus primeiros esboços dos processos e os arquitetos de TI e desenvolvedores adaptem os processos a serem gerenciados e monitorados.

História

Com o objetivo de criar padrões e uma arquitetura comum para gerenciamento de processos de negócio, foi criada a Business Process Management Initiative (BPMI, http://www.bpmi.org), uma organização sem fins lucrativos, iniciada pela Intalio Inc. em 2000 e que recebeu imediatamente o suporte de gigantes da indústria como a IBM, SAP, BEA, Fujitsu, WebMethods e IDS Scheer.

Em agosto de 2001, o Business Process Modeling Notation Working Group (BPMN-WG), da BPMI.org, foi formado por 35 empresas e iniciou os trabalhos para criar a BPMN. A versão 1.0 da especificação escrita por Stephen White da IBM saiu em maio de 2004 e rapidamente se estabeleceu como notação padrão para modelar processos executáveis de negócio. Em junho de 2005, a BPMI anunciou sua junção a OMG (Object Management Group), associação sem fins lucrativos que desde 1989 desenvolve e mantém padrões e especificações, dentre elas, a notação UML. Segundo a OMG, até abril deste ano, existem quarenta e três fornecedores que suportam a notação e mais quatro estão em fase de implementação. A última especificação da BPMN é de fevereiro de 2006, mas uma nova versão provavelmente surgirá até o final de 2007.

Benefícios

Existem muitos softwares para BPM com notações diferentes e proprietárias. Ao contrário disso, a BPMN é simples e ao mesmo tempo muito poderosa e, principalmente, um padrão de mercado sem a necessidade de ficar preso a um determinado fornecedor.

O objetivo do desenho é ser de entendimento rápido por todos os usuários de negócio

A BPMN suporta orquestração de serviços e a execução de tarefas humanas do workflow, ao permitir coreografia de múltiplos processos de negócio. Além disso, possui o mapeamento para gerar as linguagens XML para execução de processos em BPML e BPEL diminuindo distâncias entre o desenho do processo e a sua automação.

Esta notação é excelente para desenhar os eventos de negócio necessários para se trabalhar na arquitetura orientada a serviços (SOA) e descrever como a organização responderá às suas exceções e regras de negócio, proporcionando assim, o refinamento de políticas ágeis da organização.

Permite às organizações se ajustarem rapidamente as novas circunstâncias internas e de B2B do negócio. Por meio da notação gráfica a compreensão do desempenho da colaboração entre seus departamentos e das transações de negócio com outras organizações torna-se facilitada. Os participantes dos processos de negócio poderão ser pessoas ou grupo de pessoas, sistemas de informação ou outro processo. Estes participantes são representados dentro do diagrama em BPMN por uma metáfora de piscinas e raias onde são identificadas as trocas de serviços, produtos, valores, transações, informações e conhecimento entre as clientes, fornecedores e parceiros da organização.

Conclusões

BPMN é, de fato, um padrão, utilizada por importantes empresas e possui uma boa variedade de ferramentas. No futuro, estão previstos diagramas de mais alto nível além de uma especificação para fazer o caminho inverso da linguagem de execução BPEL para a notação BPMN.

Maurício Bitencourt, PMP, é empreendedor em soluções BPM, Diretor Executivo e fundador da Projeler.

 

Extraído de http://www.baguete.com.br/artigosDetalhes.php?id=320

 

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